Spirulina. O que é, para que serve, como tomar.

Atualizado: Mai 26

Devido a sua alta concentração de proteínas, minerais e antioxidantes, a Spirulina, vem sendo considerada um super alimento.

Muito importante para quem pratica exercícios e também utiliza dietas vegetarianas, a Spirulina fornece uma complementação natural e saudável aos nutrientes no organismo.


O que é a Spirulina e do que é feita?


A Spirulina é uma cianobactéria pertencente ao grupo das microalgas, que são organismos fotossintetizantes, muito próxima das primeiras formas de vida, que habitaram nosso planeta. Não é uma alga como vem sendo amplamente divulgada. A Spirulina é cultivada em água doce e não é encontrada em ambientes marítimos como as algas, por exemplo.


Além de ser riquíssima em proteínas, tendo estudos que classificam que essa quantidade possa chegar até 95% da sua composição, ela ainda contém fitonutrientes minerais, vitaminas como por exemplo, a B12, uma boa carga de antioxidantes, ferro e ácido gamalinoleico, ou seja, o ômega 6.


Devido a sua alta concentração de ferro, facilita o processo de transporte do oxigênio pelo nosso corpo e a manutenção de ferro é vital para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Leia mais sobre o ferro no texto: Ferro, ácido fólico e vitamina B12, para que servem e o que sua falta pode causar em nosso organismo.


Para que a Spirulina serve ?


A Spirulina é mundialmente usada para complementação alimentar, atuando principalmente no fortalecimento do sistema imune.

Nos últimos anos, porém, seu uso foi amplificado para o controle do colesterol, perda de peso e como agente antiinflamatório.


Quais os benefícios da Spirulina?


  • Complementação alimentar, sendo uma excelente fonte de proteínas.

  • Ação antioxidante que combate os radicais livres e protege as células.

  • Previne danos musculares provocados pelo excesso de radicais livres, após períodos mais extensos de exercícios.

  • Contribui para os cuidados da pele, pela ação antioxidante, o que favorece a formação de colágeno.

  • Auxilia no controle do colesterol, hipertensão arterial e controle do diabetes.

  • Ajuda no rendimento físico e mental.



Mas por que a Spirulina ajuda a emagrecer?


Devido a sua alta concentração de proteínas e nutrientes, além de aumentar a saciedade, a Spirulina também promove um melhor funcionamento do corpo, o que faz com que ele trabalhe melhor e tenha uma ação mais eficaz contra gorduras.


Um outro fator importante é que a Spirulina possui uma boa concentração de fenilalanina”, um aminoácido importante para o ser humano, mas que não pode ser sintetizado pelo corpo e deve ser ingerido através da dieta.

Ele é importante para regular os níveis de saciedade do corpo, o que faz com que o consumo dele promova um controle natural do apetite.


Deve-se considerar que as doses desse aminoácido quando ajustadas em nosso corpo, promovem uma maior sensação de bem estar, já que ele promove a formação de por exemplo, a dopamina que é um neurotransmissor importante do nosso corpo e quando liberado, promove uma sensação de prazer e bem estar, melhora o humor e aumenta a motivação.


Como consumir a Spirulina?


A Spirulina pode ser encontrada no mercado em cápsulas ou em .

Na Soulife você pode encontrar o tipo encapsulado que carrega os mesmos benefícios da versão em pó, trazendo uma facilidade no consumo, já que pode ser difícil a ingestão devido a dificuldade de dissolução em líquidos e seu gosto mais acentuado.


Resultado de estudos foi observado que o consumo ideal, pode variar de organismo para organismo. Aqui na Soulife, juntamente com profissionais de saúde, recomendamos a utilização de duas cápsulas ao dia, sendo ingeridas com água filtrada e preferencialmente, após a atividade física.


Contra-indicações da Spirulina


Não deve ser usada em pessoas com qualquer alergia aos componentes da fórmula. Nos rótulos da Soulife, assim como no site, você encontra a composição exata de cada produto, facilitando assim, a identificação de possíveis fatores de alergia.


Também não deve ser consumido sem orientação médica a gestantes, lactantes ou crianças.


Em doses normais, a Spirulina não possui reações adversas.


É sempre importante consultar um médico ou nutricionista, pois saber o que seu corpo está apto a consumir é a melhor forma de garantir bons resultados em sua suplementação.


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O nosso compromisso é apresentar as melhores informações, para uma complementação alimentar com resultados eficazes.


#SintaSeBem


Nossas fontes:


https://www.soulife.com.br/saude/spirulina-1100mg-soulife

https://www.tuasaude.com/fenilalanina/#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%2C%20a%20fenilalanina%20tamb%C3%A9m,dopamina%2C%20que%20s%C3%A3o%20horm%C3%B4nios%20respons%C3%A1veis

https://istoe.com.br/conheca-os-beneficios-da-spirulina-para-seu-organismo/

https://www.ecycle.com.br/3179-spirulina

https://www.tuasaude.com/spirulina-emagrece/

https://www.tuasaude.com/spirulina/

https://www.omicsonline.org/open-access/clinical-efficacy-of-dermocosmetic-formulations-containing-spirulina-extract-on-young-and-mature-skin-effects-on-the-skin-hydrolipidic-barrier-and-structural-properties-2167-065X-1000144.php?aid=61480

https://www.researchgate.net/publication/49599507_Propriedades_de_saude_de_Spirulina_spp


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