top of page
  • Foto do escritorSoulife

Ferro, ácido fólico e vitamina B12. Para que servem e o que a falta pode causar no organismo.

Como a combinação de Ferro, ácido fólico e vitamina B12, podem dar aquele gás no seu dia a dia.



Texto produzido por: Equipe Soulife.


Vitaminas, minerais e seus efeitos combinados.


Manter os níveis adequados das principais vitaminas e minerais do nosso corpo, não só contribui para ter uma boa saúde, como também nos ajudam a evitar problemas como a falta de disposição durante o dia.


É muito comum que em uma rotina mais estressante, nossos bons hábitos como: descansar, comer alimentos nutritivos, evitar os processados, etc. fiquem prejudicados.


Neste texto, vamos explorar um pouco mais do que a vitamina b12 e ácido fólico juntamente ao mineral ferro, podem fazer pelo nosso corpo e como estes três elementos, são essenciais para manter a nossa vitalidade e bem estar em alta.


Qual a função do ferro no organismo e em quais alimentos pode ser encontrado?


Um dos minerais mais essenciais para o nosso corpo, o ferro pode ser encontrado em alimentos como: carnes, gema de ovo, cereais e frutas secas. Ele participa ativamente na manutenção do sistema imunológico e previne danos causados por oxidantes. Além disso, o ferro é fundamental para a produção da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio e também atua no metabolismo energético.


O que a falta de ferro faz no organismo?


A baixa de ferro, pode estar associada a pouca ingestão de alimentos que contenham o mineral, ou na sua má absorção pelo organismo. A deficiência de ferro pode ocasionar um menor desempenho neuropsicológico, sonolência constante e irritabilidade.


Além disso, a baixa de ferro também pode ocasionar um tipo de anemia chamada: Ferropriva.


O que é e onde pode ser encontrado o ácido Fólico?


O ácido fólico, também conhecido como: folato ou vitamina B9, pode ser encontrado em alimentos como: folhas verdes escuras, cereais integrais, feijões, cogumelos, frutas, entre outros.


Para que o Ácido Fólico é indicado?


O ácido fólico é um grande aliado no fortalecimento da imunidade, ajuda na manutenção da função cerebral adequada, além disso ele é um agente que promove o desenvolvimento de serotonina no cérebro, ajudando assim a manter o bom humor.

Além disso, ele também beneficia o nosso coração e as vitaminas do complexo B, desempenham um importante papel na manutenção da pele, cabelos e unhas.


O nosso organismo armazena pequenas quantidades de ácido fólico sendo necessário o consumo diário, para manter os bons níveis.


o que sua falta pode causar no organismo.


A sua carência pode ocasionar fadiga, falta de ar, irritabilidade e até depressão.


Função da vitamina B12.


A vitamina B12 juntamente ao folato (ácido fólico), é necessária para a formação dos glóbulos vermelhos e para a síntese do ácido desoxirribonucleico, que é o material genético das células. Boas fontes de vitamina B12, incluem: carne, ovos e cereais.


Quais os sintomas da falta de vitamina B12?


A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia e com isso, sintomas como palidez e fraqueza, além disso, também podem ser percebidos sintomas como: desequilíbrio, problemas com a memória, além de irritabilidade e apatia.


Por quê suplementar?


Tendo em vista as similaridades da função de cada vitamina e mineral em nosso corpo, a combinação das três em um único suplemento, ajuda a garantir uma absorção mais correta, a complementação alimentar adequada e em consequência, nos ajuda a manter os níveis de produtividade em alta.


Tanto o ferro, quanto o ácido fólico e vitamina B12, têm funções essenciais na manutenção do nosso bem estar. Os três combinados não só garantem um melhor funcionamento do nosso organismo, como também promovem uma elevação do nosso humor.


O consumo das vitaminas e mineral combinados, reduz o risco de doenças em gestantes e recém nascidos, além disso também contribui para o desenvolvimento neurológico do bebê.


Portanto, vale a pena ficar atento sobre uma suplementação adequada de nutrientes e a principal função deste trio, é te guiar a um bem estar maior e promover o ajuste de níveis de energia importantes no seu corpo, para concluir melhor as tarefas diárias e ficar livre de doenças, como a prevenção da anemia por exemplo.


A melhora do desempenho físico, a diminuição da fadiga muscular, o aumento da imunidade e capacidade de aprendizado são só alguns dos fatores decisivos, para você começar a pensar mais neste trio, hoje!


Gostou deste texto? fique atento às nossas próximas publicações, se inscrevendo logo abaixo!


Leia mais! Temos uma recomendação maravilhosa para você!

Texto da Dra. Andressa Heimbecher Soares


Acompanhe a Soulife também pelas redes sociais:


Encontre também os suplementos alimentares naturais que mais se encaixem ao seu perfil, em nosso canal de venda: www.soulife.com.br


Também estamos nos principais canais de venda do país!

Acesse a amazon.com.br



165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page